Lista das funções do Excel (em PowerBI)

domingo, 15 de abril de 2012

Vista do Apresentador (Orador) no PowerPoint

Olá a todos!
Hoje trago uma fantástica dica para todos aqueles que utilizam o PowerPoint para realizar apresentações profissionais e académicas.
É um tópico pouco conhecido e menos utilizado ainda. Essencial para o orador.

A vista do apresentador permite que apenas o orador tenha acesso a algumas informações fundamentais. Tais como um cronometro, o relógio, a possibilidade de escrever no slide exposto e ainda as suas próprias notas de orador. Não tendo assim de escrever tudo que quer falar no slide (Erro grave) ou então utilizar os famosos apontamentos em papel.

De seguida vou indicar os passos para utilizar a vista do apresentador. Consideramos neste artigo a utilização do Windows Vista e o PowerPoint 2010. Em qualquer outro sistema Windows ou versão do PowerPoint as instruções são similares.

Pré-requisitos: É necessário ter o seu portátil ligado a outro monitor. Normalmente é um video projector. Poderá também ligar a um monitor de secretária ou até a sua televisão. Numa apresentação típica com um portátil e um video projector, ambos estão ligados por um cabo VGA.


Instruções:
1) No seu portátil, clique com a tecla direita no Ambiente de trabalho e aceda às Definições de visualização.
Clique no monitor 2 e seleccione a caixa de verificação do Expandir o ambiente de trabalho até este monitor. Poderá ser necessário ajustar  a Resolução deste monitor. Clique no botão OK e verifique como fica. Se for preciso volte a esta janela e faça o ajuste. Tente acertar a altura dos dois monitores.
2) Agora no PowerPoint. Aceda ao separador Apresentação de diapositivos. no grupo Monitores clique em Utilizar Vista do Apresentador.
Neste grupo poderá ainda regular a resolução dos monitores e escolher onde visualizar a Vista do apresentador.

3) Pressione a tecla F5.
Agora deverá ter a apresentação no monitor externo e no seu portátil deverá ter a vista do apresentador.

Do lado esquerdo tem o slide exposto assim como os botões de deslocamento lateral, as opções do ponteiro e o botão para as opções da apresentação.
À direita as suas notas de orador. Pode controlar o tamanho do texto com os dois pequenos botões abaixo.
Em baixo pode visualizar a sequência dos slides.

Dica Extra: clique no botão com o ponto de interrogação. Tem muitos atalhos de teclado. Úteis para um orador.


Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.