Lista das funções do Excel (em PowerBI)

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Gráfico de Pirâmide Etária - Parte II

Na segunda parte deste tutorial, vamos-nos concentrar na construção e formatação do gráfico de pirâmide etária, passo a passo.
Para começar, seleccione toda a tabela e clique no separador Inserir, no grupo Gráfico seleccione o tipo Barras e o subtipo Barras agrupadas 2D. O gráfico está feito agora só falta formata-lo para chegar ao nosso objectivo.
O truque neste gráfico consiste essencialmente na direcção das barras da serie Homem. para isso basta alterar os valores da coluna Homem para negativos. existem varias formas do o fazer. Eu vou optar por utilizar uma opção do Colar Especial pouco conhecida. Poderá servir para outras situações.
Sendo assim, digite na célula A1 o valor -1.
Seleccione a célula A1 e clique em Copiar ou se preferir pressione a tecla CTRL e a letra C.
Seleccione os valores numéricos da coluna Homem. Aceda ao separador Base, no grupo Área de transferência, clique na parte inferior do botão Colar. Escolha a opção Colar especial. Clique em Multiplicação e OK. Seleccione A1 e clique na tecla Delete.
Agora vamos formatar uma serie de objectos do gráfico.


Comecemos pelo eixo vertical. Aponte com o rato ao eixo vertical e clique com a tecla direita. No menu contextual que surge escolha a ultima opção, Formatar Eixo... Altere os Rótulos do eixo para Máximo.
De seguida vamos retirar as Linhas de Grelha Principais de Eixo Horizontal (Valor) do gráfico. Para isso basta apontar às mesmas e clicar. Repare que todas ficaram seleccionadas. Para as remover do gráfico basta clicar na tecla Delete.
Vamos agora trabalhar a posição e dimensão das barras. Clique numa qualquer barra vermelha com a tecla direita do rato e no menu contextual, clique em Formatar Serie de dados... Altere o valor da sobreposição de Séries para 100% e a Largura do intervalo para 1%.
Volte a clicar com a tecla direita numa qualquer barra vermelha e no menu contextual clique em Adicionar Rótulos de dados. Faça o mesmo para as barras azuis.
De seguida vamos formatar os rótulos da esquerda para que não mostrem o sinal negativo. Comece por clicar com a tecla direita, num qualquer rotulo das barras azuis e escolha Formatar Rótulos de dados... No menu da esquerda, clique em Número. Na caixa Categoria: clique em Personalizar. Na caixa Código de Formato: digite 0;0 e clique no botão adicionar.
Clique no eixo horizontal e faça exactamente o mesmo. No final deverá ter algo como isto.
Já falta pouco. Vamos tratar a legenda. Clique com a tecla direita na Legenda e clique em Formatar Legenda... Na posição da Legenda escolha Inferior. A posição está OK, mas a ordem está está trocada. Para resolver isso aceda ao Separador Estrutura e clique em Seleccionar Dados. Agora basta trocar a ordem da Legenda. Seleccione a entrada Homem e clique no botão que tem a seta para baixo. Clique em OK.
Vamos agora acrescentar um titulo para o gráfico. Clique no Separador Esquema. No botão titulo do gráfico escolha Acima do Gráfico. Dê um triplo clique no titulo e digite o seu titulo. Se necessário poderá deslocar o titulo para qualquer outro local do gráfico.
Neste momento, já formatamos os diferentes elementos do gráfico. Para ficar com um excelente aspecto, vamos agora usar os estilos rápidos disponibilizados no Microsoft Excel 2007 e 2010. Clique no Separador Estrutura e na barra de estilos rápidos escolha o estilo que desejar. Eu, para este exemplo escolhi o estilo 42. Ver imagem abaixo.
Para que o gráfico fique prefeito, será necessário ajustar ainda dois detalhes.
Se reparar bem no grupo dos 100-104, o rotulo (zero) associado aos homens está um pouco deslocado. Seleccione apenas esse rotulo e desloque manualmente um pouco para a esquerda.
O segundo detalhe refere-se ao eixo vertical. Entre as barras vê-se a linha do eixo vertical. Para o remover clique com a tecla direita no eixo vertical e escolha Formatar Eixo... à esquerda clique em Cor de Linha e seleccione Sem linha. Clique em OK.
Cá está! Um excelente gráfico!

Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.