Lista das funções do Excel (em PowerBI)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Função SE (IF)

Olá,
Hoje vamos analisar uma das funções mais importantes do Excel: A função SE !
Esta é uma função que permite "escrever" na célula uma de duas situações, dependendo isso de um teste lógico. Aqui entra a lógica formal. Um tema já muito estudado em Matemática. :-)
Vamos fazer a analise dos argumentos da função.
A função tem 3 argumentos (ou variáveis). Uma está a negrito o que significa que que é um argumento obrigatório. As outras duas são opcionais. Embora deva ser preenchida pelo menos o Valor_se_verdadeiro.

Comecemos pelo argumento Teste_Lógico. Aqui espera-se uma comparação. Pode ser uma equação ou uma inequação. Por exemplo: A1=100 ; A1="Ana" ; F2>=MÉDIA(A1:A10). Repare que não chega colocar algo como, >=0.
No segundo argumento deverá colocar aquilo que deseja que aconteça na célula, se o teste lógico for verdadeiro. Por fim na terceira variável deve colocar aquilo que deseja que aconteça caso o teste logico seja Falso.
Veja o seguinte exemplo:
Este é um exemplo simples da utilização da função SE. E se a avaliação tivesse mais patamares. Algo como na imagem seguinte:
A técnica é muito simples. Fazer as verificações sucessivamente, de forma crescente ou decrescente.
Alem disso fazer as verificações pelo ramo do Falso. Costumo fazer um pequeno diagrama em árvore que mostra bem a ideia.


Vamos começar por verificar se o valor da célula C4 é menor que 8, se for está já reprovado. Senão vamos testar se o valor é menor que 10. Repare que agora a função só verificará se o valor é menor que 10 e maior ou igual a 8. Deste teste lógico resultam as duas ultimas situações possíveis.
A questão que poderíamos colocar agora era: E se tivéssemos de verificar para 5 ou 10 ou 100 intervalos?
A formula seria cada vez maior! A ponto de ser extremamente complicada de escrever. Solução?
Fica para um próximo artigo neste Blog. ;-)


Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.