Lista das funções do Excel (em PowerBI)

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Flash Fill no Excel 2013

Flash Fill, é a nova opção inteligente de preenchimento de dados em colunas. É uma das novidades do Microsoft Excel 2013. Com certeza, nos vai poupar muitas horas de trabalho.
Aproveito também para mostrar o novo ambiente de trabalho do Excel 2013.
Vou utilizar este ficheiro (Welcome to Excel 2013), se desejar acompanhar este artigo, pode transferir o ficheiro sem qualquer restrição.
Esta funcionalidade é muito interessante. Parece mesmo que adivinha o que se pretende. Senão vejamos, na folha (1. Flash Fill-texto), temos na coluna B um conjunto de email's aos quais pretendemos utilizar o primeiro nome. Experimente digitar na célula C5 o nome Nancy, na célula C6, ao começar a escrever surgirá uma lista "fantasma" com a lógica aplicada à célula de cima. Simplesmente clique em Enter para aceitar a lista proposta.
Experimente outros dados como o sobrenome ou o domínio de cada email.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Obter detalhe de valor a partir de uma Tabela Dinâmica

Esta dica é muito simples e simultaneamente eficaz. Não costuma aparecer em livros e manuais.
Como obter o detalhe de um valor de uma tabela dinâmica?
Repare no seguinte, por definição uma tabela dinâmica serve para resumir grandes quantidades de dados. No entanto por vezes é necessário saber a razão de determinado valor numa tabela dinâmica.
Se quiser pode-nos acompanhar utilizando o livro aqui disponível.
Suponhamos que quer saber quais foram as barragens concluídas em Portugal na década de 90.

Pode sempre ir a lista de origem filtrar mas existe uma forma muito mais simples. Experimente dar um duplo clique na célula com o valor referente ao quer deseja saber. Neste caso depois de dar um duplo clique na célula B13 é interessante verificar o que aconteceu.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Criar Alertas com a Formatação Condicional em Excel

Criar alertas com a formatação condicional em Excel é uma excelente forma de nos mantermos actualizados sem grande esforço. O exemplo de hoje utiliza formulas com datas.
Este exemplo tem por objectivo, controlar o envio dos veículos de uma empresa à respectiva Inspecção Periódica Obrigatória. Se faltarem 30 dias a linha da viatura muda para uma cor de preenchimento amarelo. Se faltarem apenas 7 dias a linha fica com uma cor de preenchimento de vermelho.
Começamos com uma tabela como esta que se encontra na próxima imagem.
O objectivo é fazer com as linhas da tabela mudem de cor de acordo com a legenda da coluna F. Para tal vamos usar a formatação condicional do Excel.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Criar um questionário com feedback final no PowerPoint

Este artigo pretende demonstrar como é simples usar o PowerPoint para criar um questionário com um feedback final. Este mostrará o numero de respostas correctas, respostas erradas e total de questões.
Podia ter pensado num questionário com feedback questão a questão ou um que só permitisse avançar nas questões quando indicasse a resposta correcta. O utilizador tem apenas uma hipótese de resposta.
Todos eles são possíveis de serem criados no PowerPoint. Eventualmente teremos necessidade de utilizar alguma programação em VBA. Nada de complicado.
Este tipo de apresentações são especialmente indicadas para professores, formadores e educadores. Podem ser utilizadas em computadores, CD ou PenDrive, numa plataforma de e-learning ou até para partilhar na Internet.
Neste exemplo usaremos o PowerPoint 2010. Trata-se apenas de um prototipo. Deverá ser sempre adequado ao publico alvo e aos objectivos da sua apresentação.

Instruções passo a passo.
1- Abra o PowerPoint. Aproveite para colocar o titulo e/ou subtítulo da apresentação.
2- Insira uma forma a seu gosto. Formate-a como desejar. vamos aproveitar a inserir-lhe já uma hiperligação de modo a passar ao slide seguinte. Para isso seleccione a forma, clique no separador Inserir e depois no botão hiperligação.
Escolha as opções da imagem anterior.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Seleccionar uma Amostra sem reposição com o Excel

Como seleccionar uma amostra de n elementos de um conjunto de m e sem repetição, utilizando o MS Excel?
Esta é a questão de hoje colocada pela Ana. (Obrigado :-) ).

Há um processo muito simples mas engenhoso que nos permite atingir esse objectivo.
Vou criar um exemplo simples. Se quiser poderá seguir os passos seguintes.
Em primeiro lugar vou criar uma lista de 20.000 registos (linhas) com dois campos (colunas).

Abra o MS Excel. Coloque em A1 o seguinte Rotulo: N. Operacional.
Em A2 digite o valor 1. Seleccione a célula A2 e aceda ao separador Base e no grupo Edição clique no botão Preenchimento. Escolha serie...
Na janela seguinte, seleccione Série nas colunas, do tipo linear e o Limite de 20000. Clique em OK.


Já temos 20000 registos na coluna A. Vamos aos nomes. Na célula B2 escreva "individuo" (sem as aspas). Na célula C2, digite o numero um. Na célula D2, digite a seguinte formula: =B2&" "&C2
Seleccione as células de B2 até D2. Dê um duplo clique na alça de preenchimento.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Introdução às Tabelas Dinâmicas em Excel 2010

Muito provavelmente, já ouviu falar de Tabelas Dinâmicas ou Pivot Tables, no Excel. De facto são uma ferramenta obrigatória para quem tem necessidade de analisar uma grande quantidade de dados.
Por definição de tabela dinâmica diria que é uma ferramenta que permite o resumo e organização da informação de forma personalizada.
No mesmo livro, podemos construir todas as Tabelas Dinâmicas que forem necessárias.
Se quiser seguir este tutorial passo a passo pode transferir o ficheiro aqui. Neste livro encontramos alguns dados sobre as barragens portuguesas concluídas até 2005. No total temos 155 barragens nesta listagem.
Vou usar esta tabela para criar um exemplo de Tabelas Dinâmicas.

Em primeiro, devemos verificar se as regras para construção de Tabelas se verificam. *
Em caso afirmativo, seleccione uma qualquer célula da tabela. Aceda ao separador Inserir e clique no botão,  Tabela Dinâmica.
Na janela seguinte, pode confirmar se os dados a tratar estão bem seleccionados. À partida, se a tabela obedecer às respectivas regras, o intervalo estará correcto. Repare no intervalo seleccionado. 'Original Tratado'!$A$1:$E$156 .
Neste exemplo temos o nome da folha: 'Original Tratado'! e o intervalo de células de A1 a E156. Intervalo fixo!: $A$1:$E$156.