Lista das funções do Excel (em PowerBI)

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Flash Fill no Excel 2013

Flash Fill, é a nova opção inteligente de preenchimento de dados em colunas. É uma das novidades do Microsoft Excel 2013. Com certeza, nos vai poupar muitas horas de trabalho.
Aproveito também para mostrar o novo ambiente de trabalho do Excel 2013.
Vou utilizar este ficheiro (Welcome to Excel 2013), se desejar acompanhar este artigo, pode transferir o ficheiro sem qualquer restrição.
Esta funcionalidade é muito interessante. Parece mesmo que adivinha o que se pretende. Senão vejamos, na folha (1. Flash Fill-texto), temos na coluna B um conjunto de email's aos quais pretendemos utilizar o primeiro nome. Experimente digitar na célula C5 o nome Nancy, na célula C6, ao começar a escrever surgirá uma lista "fantasma" com a lógica aplicada à célula de cima. Simplesmente clique em Enter para aceitar a lista proposta.
Experimente outros dados como o sobrenome ou o domínio de cada email.

Caso não repare na proposta de lista, poderá ainda usar uma outra técnica de preenchimento.
Experimente digitar as duas primeiras células, seleccionar ambas as células e dê um duplo clique na alça de preenchimento(pequeno quadrado no limite inferior direito da ultima célula seleccionada).

No final da coluna deverá surgir uma etiqueta inteligente com uma nova opção de preenchimento. Flash Fill! Simplesmente fantástico!
Esta nova funcionalidade funciona com todos os tipos de dados. Nos exemplos anteriores trabalhamos com valores de texto. Nos próximos exemplos temos valores de data e valores numéricos.
Repare que os dados preenchidos automaticamente NÃO são o resultado de formulas!
Digite na célula C5 da folha seguinte o dia correspondente à data da esquerda. Ao fazer o mesmo na célula abaixo. Surgirá novamente a lista flash fill. Obviamente funciona também com o elemento mês ou ano.
Na ultima folha experimente extrair a parte decimal dos valores numéricos com o mesmo método.
Além disso, na nova etiqueta inteligente que surge junto à segunda célula selecionada, pode anular ou confirmar (embora não seja necessário).
A minha opinião esta nova versão do Microsoft Excel, só peca pela "cinzentismo" do seu ambiente de trabalho. Esta novidade, do Flash Fill é apenas uma entre algumas! Há outras novidades muito interessantes, entre as quais destaco a possibilidade de gravar diretamente no SkyDrive (necessita ter conta) ou as novas funções disponíveis no MS Excel.
Poderá experimentar esta nova versão gratuitamente, bastando para isso transferir e instalar a versão adequada no site oficial: http://www.microsoft.com/brasil/office-preview/pt



Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.