Lista das funções do Excel (em PowerBI)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Gráfico Bolhas em Excel com Mapa de Portugal - Parte II

De seguida vamos começar a posicionar no gráfico as bolhas respectivas. Pode comecar por definir a posição da bolha no mapa em relação à grelha sobreposta. Pense em coordenadas cartesianas. pares ordenados (X,Y). Por exemplo, Aveiro (no meu exemplo) deverá ficar aproximadamente em 3,2 para X e 14,5 para o valor de Y. Pode ser ajustar à posterior se necessário.

Clique no gráfico e no separador Estrutura, clique no botão Seleccionar dados. Na janela de dialogo que surge, escolha o primeiro distrito (Aveiro) e clique no botão Editar.
Na primeira variável indique a célula que tem o nome do distrito. Na segunda, a célula que tem a posição de X. Na terceira variável, indique a célula que tem o valor de Y. Por fim na quarta e ultima variável indique a célula que tem o valor da população. Este é que vai definir a dimensão da bolha. Clique em OK.

Possivelmente a dimensão da bolha parecerá exagerada. Podemos controlar esse detalhe. Se necessário dê um duplo clique na bolha de modo a surgir a janela, Formatar Pontos de Dados. Na caixa dimensionar as para: altere o valor para 30. No fim, poderemos voltar aqui para fazer algum ajuste se necessário. Este detalhe do gráfico não precisa ser repetido para cada bolha do gráfico.


Execute o mesmo processo para cada distrito.
Caso seja necessário acrescentar mais distritos em vez de Editar série clique em Adicionar série. O resto é igual. este processo de fazer o mesmo para cada distrito é moroso mas fica bem! :-)



Agora altere os valores de X e de Y para cada distrito em função da posição dos mesmos na grelha. Pode trabalhar com as casas decimais que desejar para ajustar com exactidão a posição das bolhas. Talvez seja preferível fazer os ajustamentos depois de colocarmos os rótulos de cada bolha.
Antes disso, vou formatar o aspecto das bolhas. Clique em cada bolha, no separador Formatar escolha o estilo das formas que desejar. Eu escolhi um estilo rápido.
Ficou assim.


Podemos agora retirar os eixos e as linhas de grelha do gráfico. Já não são necessários e alem disso, vai facilitar a escolha da posição dos rótulos. Para tal basta clicar em cada um destes elementos e pressionar a tecla Delete!

Agora vamos colocar o nome das séries nas bolhas ou seja o rotulo de cada bolha.
Clique na bolha e aceda ao separador Esquema. No botão Rótulos de dados clique em Mais Opções de Rótulos de Dados...
Na janela seguinte, clique em Nome da Série e retire o visto da opção Valor de Y. Mais abaixo escolha a posição do rótulo para cada bolha. Faça os ajustes necessários nas coordenadas de cada bolha.
No final devemos ter algo como o que se encontra na imagem seguinte.


Para que fique um pouco mais interessante, vou esconder as linhas de grelha da folha de calculo (separador Ver-->Linhas de Grelha) e retirar o limite do gráfico (um clique no gráfico e no separador Esquema-->Formatar Selecção-->Cor do Limite --> Sem Linha).

Espero que tenha sido interessante. Não se esqueça, que poderá utilizar este método a qualquer mapa!


Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

4 comentários:

  1. Fantástico...Parabéns pela excelente dica

    ResponderEliminar
  2. Excelente! Ajudou imenso! 5*****

    ResponderEliminar
  3. Bom dia. Foi uma excelente ajuda, que agradeço. Consegui fazer tudo, exceto exportar para word o mapa com o gráfico. Só consigo exportar o gráfico sem mapa. Poderá ajudar-me?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.