Lista das funções do Excel (em PowerBI)

sábado, 12 de março de 2011

Reduzir Tamanho do Ficheiro WAV

O principal objectivo deste post é mostrar como se pode reduzir o tamanho de um ficheiro de áudio. Em particular os ficheiros do tipo .WAV. Gostaria de vos apresentar duas ferramentas que permitem fazer conversão/edição de ficheiros de Áudio. GRATUITAS!
Uma das finalidades em diminuir o tamanho dos ficheiros de áudio é poder incorpora-los em apresentações de PowerPoint.
Para incorporar áudio numa apresentação de PowerPoint são necessárias 3 condições:
  1. O ficheiro terá de ser exclusivamente do tipo .WAV
  2. Ter um tamanho máximo de 50000 KB
  3. Ser inserido na transição de diapositivos, em Som de transição
Então, imaginem que têm uma música em MP3, que gostariam de incorporar numa apresentação em PowerPoint. Assim já pode enviar as suas apresentações com áudio, por email.



Eu escolhi Braveheart Soundtrack.mp3. Tem 2436 KB. Como está em MP3, apenas a poderia ligar à hiperligação.
Através do separador Inserir e botão Áudio à Áudio de ficheiro. Mas isso obriga a que o diretório onde está o áudio não se altere. Se envia-se essa apresentação por email, ninguém ouviria áudio algum. Simplesmente porque o diretório indicado não existiria nas maquinas dos seus destinatários.

Primeiro vou utilizar o Switch Sound File Converter, para converter de MP3 para WAV.
Basta abrir a ficheiro de áudio desejado, escolher o formato de saída e a pasta de destino. De seguida clique no botão, Convert.

Agora passei a ter a mesma faixa de áudio no formato .WAV, com um tamanho de 22803 KB.
Demasiado grande para incorporar numa apresentação que seja para distribuir por email.

Então agora vamos usar o WavePad Masters Edition, para diminuir o tamanho do ficheiro WAV, sem grande perda de qualidade.
Abra o ficheiro de áudio anterior. Neste programa poderá realizar varias operações sobre o áudio. Como alterar o volume do ficheiro, cortar partes, misturar áudio e voz, etc.
Eu só quero diminuir o tamanho do ficheiro. Para isso basta gravar com algumas alterações simples.
Clique no menu Fileà Save File As…
Escolha a pasta de destino e clique em Guardar.

Na janela Wave Encoder Options, escolha o formato: PCM Uncompressed e nos Atributos, deve ser suficiente usar: 6000 Hz, 16 Bits, Mono. Clique em OK.


Resultado: a nossa faixa de áudio em formato .WAV, passa a ter um tamanho de 1554 KB!
Já é um tamanho aceitável para poder incorporar numa apresentação de PowerPoint.
Ainda podemos fazer melhor. Se repetir o processo mas agora escolher uns atributos de 6000 Hz, 8 Bits, Mono, a mesma faixa de áudio passa para uns fantásticos 779 KB!!!



Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Improviso na utilização dos recursos didácticos

No outro dia deparei-me com uma sala muito pequena, onde não era possível usar qualquer parede para fazer uma projecção. Sem qualquer quadro branco, de cerâmica ou magnético. Um quadro de papel ocuparia um espaço considerável.
A situação não estava fácil.
E a questão era:
Qual seria o(s) recurso(s) didáctico(s) a utilizar?

A única coisa que eu tinha era 10 computadores portáteis e um marcador preto (não permanente!).
1ª Solução encontrada.
Utilização do TeamViewer, em todas as maquinas. Da minha partilhar com todos a demonstração.
Algo tipo TV.
Muito passivo para o formando/aluno.
Serviu! Em alguns pequenos períodos de tempo.

2ª Solução encontrada.
Um marcador e ... uma parede de vidro!
No lado interior com uma superfície lisa e do lado oposto uma superfície fosca.
Veja o Resultado.

Depois foi só utilizar um pequeno pano húmido para apagar.
Conclusão: Use a imaginação!



Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Construção de um CD Interactivo e Multimédia com o PowerPoint 2010

Desta vez trago uma questão que tem sido muito colocada pelos meus alunos.Muito em particular nos Cursos de Formação Inicial Pedagógica de Formadores.
Como construir um CD/PenDrive Interactivo? É bastante simples. Basta usar o Bloco de notas e o PowerPoint. Precisa de saber criar Hiperligações e Acções no PowerPoint.


Siga as instruções:
Recolha todos os conteúdos para uma nova pasta.
Organize os conteúdos em pastas.
  • Criar ficheiro AUTORUN.INF
Abra o Bloco de notas e escreva a seguinte linha:
[AUTORUN]open=start.bat
Guarde com o nome de AUTORUN, na raiz da nova pasta.Altere a extensão do ficheiro de TXT para INF
  • Criar o ficheiro START.BAT
Abra o bloco de notas e escreva as seguintes linhas:
@echo off
start painelprincipal.pps
exit
exit
Altere se necessário, painelinicial.pps para o nome e extensão da sua apresentação inicial.
Guarde como START e altere a extensão do ficheiro de TXT para BAT.
  • Crie a apresentação em PowerPoint.
Crie agora as hiperligações e acções necessárias à navegação por todos os slides.
Configure a apresentação para funcionar como quiosque electrónico.
Guarde a apresentação como Exibição do PowerPoint (.PPS ou .PPSX)

Guarde os conteúdos num CD ou numa Pen Drive. Está pronto a usar.
Insira o CD ou PenDrive no computador e o seu CD deverá começar a funcionar automaticamente.
PPS é mais compatível. PPSX tem mais e melhores funcionalidades.


Por: Paulo Costa

  pcosta71@gmail.com

sábado, 17 de julho de 2010

Configurar Gmail no Outlook 2007

Olá.
Este post é dedicado aos formandos do curso de Correio electrónico e pesquisa Web, realizado no mês passado.
Se for necessário rever como é que se configura o Microsoft Outlook 2007 com uma conta do Gmail, usando o protocolo IMAP, basta (re)ver o video abaixo.




Obrigado a todos!








Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Como incrementar automaticamente o valor de uma celula em Microsoft Excel

Hoje trago uma questão que foi-me colocada na semana passada.
A questão é:
Há alguma função em Excel 97/2003 ou Excel 2007 que permita incrementar o valor de uma celula sempre que abra um determinado livro? Suponhamos que na celula C2 eu tenho o nº da nota de encomenda e quero que crie a sequência numerica dos Numeros Naturais (1,2,3, … ,n), sempre que abrir esse livro.
Cada vez que é aberto é guardado com um novo numero.
A resposta é não! Não existe nenhuma função em Excel que faça isso.
Agora isso é simples de resolver! Basta utilizar a macro abaixo, no livro onde se pretende que isso seja realizado.
Antes de avançar para a solução abaixo, não se esqueça de fazer a experiência numa Cópia do Livro onde deseja aplicar esta acção!
E já agora leia até ao final antes de começar a fazer o que quer que seja.
Ok. Vamos a isto.
1. Abra a cópia.
2. Clique em ALT+F11, para abrir o Editor de Visual Basic (VBE).
3. Expanda o VBAProject(seu livro)
4. Insira um novo módulo (Insert à Module)
5. Copie e Cole o seguinte código nesse Módulo:
Sub auto_open()
With Sheets("Folha1").Range("C2")
.Value = .Value + 1
End With
End Sub
6. Altere Folha1 para o nome da sua folha e C2 para as coordenadas da sua célula.
7. Feche o Editor de Visual Basic (não precisa guardar)
8. Guarde o livro.
Experimente!
Abra, Guarde e Reabra quantas vezes quiser. Veja o valor de celula C2.
Qualquer dúvida, não hesite em contactar.
Fico à espera do seu desafio.
Hasta la vista!



Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Excel - Mostar/Ocultar Várias Folhas com VBA

Trabalho com o Excel à mais de uma década. Mesmo assim continuo a descobrir novas situações.
Como esta que aconteceu no ultimo curso.
Em Excel 2007.

Podemos ocultar várias folhas de uma só vez!
Mas só podemos mostrar (desocultar :-s), uma de cada vez… :-)
“NOTE You can unhide only one worksheet at a time.”
Solução:
Utilize a seguinte macro para fazer exactamente o processo contrário:

Sub MostarTodasAsFolhasOcultas()
Dim folha As Worksheet
Application.ScreenUpdating = False
For Each folha In ActiveWorkbook.Worksheets
folha.Visible = xlSheetVisible
Next folha
Sheets(1).Select
Application.ScreenUpdating = True
End Sub
;-)
Qualquer questão não hesitem em comentar.
EXCEL..ente Fim de Semana!!


Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com