Lista das funções do Excel (em PowerBI)

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Como incrementar automaticamente o valor de uma celula em Microsoft Excel

Hoje trago uma questão que foi-me colocada na semana passada.
A questão é:
Há alguma função em Excel 97/2003 ou Excel 2007 que permita incrementar o valor de uma celula sempre que abra um determinado livro? Suponhamos que na celula C2 eu tenho o nº da nota de encomenda e quero que crie a sequência numerica dos Numeros Naturais (1,2,3, … ,n), sempre que abrir esse livro.
Cada vez que é aberto é guardado com um novo numero.
A resposta é não! Não existe nenhuma função em Excel que faça isso.
Agora isso é simples de resolver! Basta utilizar a macro abaixo, no livro onde se pretende que isso seja realizado.
Antes de avançar para a solução abaixo, não se esqueça de fazer a experiência numa Cópia do Livro onde deseja aplicar esta acção!
E já agora leia até ao final antes de começar a fazer o que quer que seja.
Ok. Vamos a isto.
1. Abra a cópia.
2. Clique em ALT+F11, para abrir o Editor de Visual Basic (VBE).
3. Expanda o VBAProject(seu livro)
4. Insira um novo módulo (Insert à Module)
5. Copie e Cole o seguinte código nesse Módulo:
Sub auto_open()
With Sheets("Folha1").Range("C2")
.Value = .Value + 1
End With
End Sub
6. Altere Folha1 para o nome da sua folha e C2 para as coordenadas da sua célula.
7. Feche o Editor de Visual Basic (não precisa guardar)
8. Guarde o livro.
Experimente!
Abra, Guarde e Reabra quantas vezes quiser. Veja o valor de celula C2.
Qualquer dúvida, não hesite em contactar.
Fico à espera do seu desafio.
Hasta la vista!



Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Excel - Mostar/Ocultar Várias Folhas com VBA

Trabalho com o Excel à mais de uma década. Mesmo assim continuo a descobrir novas situações.
Como esta que aconteceu no ultimo curso.
Em Excel 2007.

Podemos ocultar várias folhas de uma só vez!
Mas só podemos mostrar (desocultar :-s), uma de cada vez… :-)
“NOTE You can unhide only one worksheet at a time.”
Solução:
Utilize a seguinte macro para fazer exactamente o processo contrário:

Sub MostarTodasAsFolhasOcultas()
Dim folha As Worksheet
Application.ScreenUpdating = False
For Each folha In ActiveWorkbook.Worksheets
folha.Visible = xlSheetVisible
Next folha
Sheets(1).Select
Application.ScreenUpdating = True
End Sub
;-)
Qualquer questão não hesitem em comentar.
EXCEL..ente Fim de Semana!!


Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Excel – Formato numérico personalizado (Graus Centigrados)

A dúvida do Vítor era a seguinte:
Como é que posso formatar células em graus centígrados?

Após algumas tentativas e pesquisa acho que encontrei uma solução definitiva.

A 1ª tentativa foi criar um formato personalizado do género: 0 “º C”.
O problema era o traço por debaixo do exponencial em alguns tipos de letra. Em particular o Calibri que até é o tipo de letra predefinido no Excel 2007. Não é exactamente o símbolo de graus. Ainda disfarçava se mudássemos o tipo de letra para algo do tipo Arial, Arial Narrow entre outras. Mas isso implicava mudar também o tipo de letra, dos valores dessas células.
Solução:
Substituir o º por um símbolo ASCII (Alt+0176 = °)
Vamos ver como se pode fazer isso.
Passo a passo:

      1) Seleccione uma célula qualquer e digite um qualquer valor.

      2) Clique no separador Base, no grupo numero clique no pequeno botão para aceder à janela de formatar células.
3) No campo Categoria do separador Número clique em Personalizado.
4) Clique na caixa Tipo e digite: 0 “Alt+0176 C”
 5) Clique em OK.
Que tal criar formatos como: metros quadrados, centímetros cúbicos?Agora pode utilizar esse e outros formatos sempre que desejar.
Espero que seja útil.
Veja o video abaixo: Clique no video para iniciar.

Até à próxima!



Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Excel - Filtros Avançados

Tenho sido questionado sobre onde estão os Filtros Avançados no Excel 2007?...
Para já na versão 2007/2010 do Excel, encontramos no separador Dados, no grupo Ordenar e Filtrar, o botão Avançadas! (mudou de género :-))
A janela é exactamente igual ao que era.

Até à versão 2003, para filtrar uma lista de dados, por mais do que 2 itens por coluna (Campo) era necessário criar uma grelha de Critérios ou Intervalo de Critérios e seguir os respectivos passos. (Menu Dados--> Filtro--> Filtro Avançado...).
Hoje, com a versão Excel 2007/2010 os Filtros Automáticos já conseguem filtrar múltiplos critérios sem problema. Logo deixou de haver tanta necessidade de usar os Filtros Avançados.
Ainda continuam a ser necessários quando se deseja filtrar dados de 2 ou mais subconjuntos, com ou sem elementos comuns.
Infelizmente, continua a não ser possível copiar os resultados para outra folha!


Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

sábado, 7 de junho de 2008

Qual a Velocidade real a que navega?

Quantas vezes já notou que a navegação na Internet se torna muito lenta? Parece que se arrasta, sem motivo aparente.
Verifique a que velocidade é que navega. Não se admire se na maioria das vezes que testar, os valores forem inferiores aos contratados. As velocidades indicadas pelos provedores de internet, correspondem aos Valores Máximo possíveis.
Alem disso outros factores técnicos influenciam nas velocidades. (dia, hora, tráfego).Sempre que quiser pode utilizar o site da BELTRÓNICA (empresa Portuguesa), que lhe dará essa informação gratuitamente.


Clique na imagem abaixo.





Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Limpeza do Disco

Na utilização de qualquer computador com sistemas operativos Windows é normal que a máquina fique cada vez mais lenta com o uso. O sistema vai guardando uma serie de ficheiros que vão crescendo e deste modo a ocupar cada vez mais espaço em disco.
Há uma ferramenta do sistema que pode e deve ser utilizada com alguma regularidade e que vai permitir agilizar a performance do seu computador. A Limpeza do disco!
É simples. Siga as instruções:

Onde encontro esta Ferramenta?
Botão Iniciar-->Acessórios-->Ferramentas do Sistema-->Limpeza do disco



Seleccione o disco, caso tenha mais de um.




Aguarde pela analise. Pode demorar algum tempo.

Selecione aquilo que deseja eliminar. Em caso de duvida, deixe ficar o que está definido. Clique apenas em OK.

O processo inicia-se de imediato e não há nenhuma mensagem de conclusão no final.


Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com