sábado, 12 de novembro de 2011

A Função Oculta do Excel - DATADIF

Olá!
Hoje quero mostrar-vos a função mais oculta do Excel.
Oculta porque não surge na lista das funções disponíveis da janela, Inserir função.
Como se pode ver na imagem seguinte.


A única forma de a utilizarmos, é digitando-a directamente na barra de fórmulas.

domingo, 6 de novembro de 2011

Atribuir um Nome Dinâmico a uma tabela de Excel


Viva!
Hoje trago mais assunto de Microsoft Excel, muito útil para utilizar em tabelas de registos de dados. Principalmente aquelas que têm um número de linhas variáveis.
Os nomes dinâmicos podem ser utilizados juntamente com ferramentas de análise de dados, como os filtros, tabelas dinâmicas, validação de dados, gráficos e funções, particularmente as de Pesquisa e Referência.
Suponhamos agora a seguinte tabela:


Ocasionalmente, vou precisar adicionar novos colaboradores e retirar outros.
Se definirmos um nome dinâmico a esta tabela, nunca mais será necessário alterar esta origem dos dados. Por exemplo nas tabelas dinâmicas.
Passos a realizar:

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Software para limpar e agilizar o seu Computador

Há anos que utilizo um software para limpar o computador que é fantástico.

É um daqueles programas obrigatórios!

Advanced System Care. Uma ferramenta que ajuda a proteger, reparar, limpar e optimizar o seu PC. Além disso é de confiança. Não contem adware, spyware ou vírus

Muito fácil de utilizar.
Basta 1 clique!
Além disso é freeware! GRÀTIS!


Experimente!


É altamente eficaz em PC’s que não vêm uma limpeza à anos.



Instruções:

terça-feira, 31 de maio de 2011

Activar Windows 7 - Legalmente!

No outro dia um amigo perguntou-me, se eu não conhecia ou tinha um crack ou um CD Key para o Windows 7.
Tentei explicar-lhe que nem sempre podemos confiar nesses tipos de programas. Sem percebermos, podemos estar a instalar software malicioso. Os sistemas operativos pirateados, ficam comprometidos com essas activações.
As versões de demonstração podem ser activadas num prazo de 30 dias. Período durante o qual o sistema funciona bem. Depois torna-se instável e deixa de ser possível fazer as actualizações.
No entanto descobri* uma forma de utilizar o Windows 7, durante 4 meses (120 dias), de uma forma muito fácil e LEGAL (aparentemente).

domingo, 29 de maio de 2011

Como ganhar dinheiro na Internet ( X3)

ATENÇÃO! – Leia até ao FIM!
Não clique em nenhum link antes de chegar ao final deste artigo!
Este, é o artigo menos técnico do blog até hoje. Mas nos tempos que correm acho que não é de desperdiçar. Alem disso é o realizar de uma promessa antiga, feita a muitas famílias. 
Neste artigo quero mostrar (com imagens), que realmente há formas de ganhar dinheiro na Internet. Simples e legais. Respondendo a inquéritos e visualizando página na Internet, durante alguns segundos.
Nota: Sites comprovados pelo autor J




Site1 - MarkTest
Site de questionários/inquéritos online de uma empresa bem conhecida no mercado. A Marktest, Lda.



Não se esqueça de preencher o ultimo campo… ver imagem.

Site2 - Publit
Site com várias formas de ganhar.
A navegar ou simplesmente a visualizar páginas durante 30 ou 60 segundos, em troca de 1/2 cêntimos ou pontos. Os pontos são convertíveis em euros.
Eu prefiro receber os emails e visualizar a publicidade.
Não gostei dos 3 euros que paguei pela transferência inter bancaria!





Site3 - Multidados
Mais um site que nos solicita a resposta a inquéritos de opinião. Não é diário mas vale a pena. Nem sempre os inquéritos não se adeqúem ao nosso perfil.
Por falar nisso está na hora de solicitar mais um pagamento. Desta vez como um vale da Sonae. A transferência bancaria exige recibo verde…
Veja a imagem seguinte para ter uma ideia do tipo de questionários solicitados e respectivos valores.

Agora, sim. Pode clicar nos links para começara a ganhar! :-)
Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

sábado, 12 de março de 2011

Reduzir Tamanho do Ficheiro WAV

O principal objectivo deste post é mostrar como se pode reduzir o tamanho de um ficheiro de áudio. Em particular os ficheiros do tipo .WAV. Gostaria de vos apresentar duas ferramentas que permitem fazer conversão/edição de ficheiros de Áudio. GRATUITAS!
Uma das finalidades em diminuir o tamanho dos ficheiros de áudio é poder incorpora-los em apresentações de PowerPoint.
Para incorporar áudio numa apresentação de PowerPoint são necessárias 3 condições:
  1. O ficheiro terá de ser exclusivamente do tipo .WAV
  2. Ter um tamanho máximo de 50000 KB
  3. Ser inserido na transição de diapositivos, em Som de transição
Então, imaginem que têm uma música em MP3, que gostariam de incorporar numa apresentação em PowerPoint. Assim já pode enviar as suas apresentações com áudio, por email.



Eu escolhi Braveheart Soundtrack.mp3. Tem 2436 KB. Como está em MP3, apenas a poderia ligar à hiperligação.
Através do separador Inserir e botão Áudio à Áudio de ficheiro. Mas isso obriga a que o diretório onde está o áudio não se altere. Se envia-se essa apresentação por email, ninguém ouviria áudio algum. Simplesmente porque o diretório indicado não existiria nas maquinas dos seus destinatários.

Primeiro vou utilizar o Switch Sound File Converter, para converter de MP3 para WAV.
Basta abrir a ficheiro de áudio desejado, escolher o formato de saída e a pasta de destino. De seguida clique no botão, Convert.

Agora passei a ter a mesma faixa de áudio no formato .WAV, com um tamanho de 22803 KB.
Demasiado grande para incorporar numa apresentação que seja para distribuir por email.

Então agora vamos usar o WavePad Masters Edition, para diminuir o tamanho do ficheiro WAV, sem grande perda de qualidade.
Abra o ficheiro de áudio anterior. Neste programa poderá realizar varias operações sobre o áudio. Como alterar o volume do ficheiro, cortar partes, misturar áudio e voz, etc.
Eu só quero diminuir o tamanho do ficheiro. Para isso basta gravar com algumas alterações simples.
Clique no menu Fileà Save File As…
Escolha a pasta de destino e clique em Guardar.

Na janela Wave Encoder Options, escolha o formato: PCM Uncompressed e nos Atributos, deve ser suficiente usar: 6000 Hz, 16 Bits, Mono. Clique em OK.


Resultado: a nossa faixa de áudio em formato .WAV, passa a ter um tamanho de 1554 KB!
Já é um tamanho aceitável para poder incorporar numa apresentação de PowerPoint.
Ainda podemos fazer melhor. Se repetir o processo mas agora escolher uns atributos de 6000 Hz, 8 Bits, Mono, a mesma faixa de áudio passa para uns fantásticos 779 KB!!!



Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Improviso na utilização dos recursos didácticos

No outro dia deparei-me com uma sala muito pequena, onde não era possível usar qualquer parede para fazer uma projecção. Sem qualquer quadro branco, de cerâmica ou magnético. Um quadro de papel ocuparia um espaço considerável.
A situação não estava fácil.
E a questão era:
Qual seria o(s) recurso(s) didáctico(s) a utilizar?

A única coisa que eu tinha era 10 computadores portáteis e um marcador preto (não permanente!).
1ª Solução encontrada.
Utilização do TeamViewer, em todas as maquinas. Da minha partilhar com todos a demonstração.
Algo tipo TV.
Muito passivo para o formando/aluno.
Serviu! Em alguns pequenos períodos de tempo.

2ª Solução encontrada.
Um marcador e ... uma parede de vidro!
No lado interior com uma superfície lisa e do lado oposto uma superfície fosca.
Veja o Resultado.

Depois foi só utilizar um pequeno pano húmido para apagar.
Conclusão: Use a imaginação!



Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Construção de um CD Interactivo e Multimédia com o PowerPoint 2010

Desta vez trago uma questão que tem sido muito colocada pelos meus alunos.Muito em particular nos Cursos de Formação Inicial Pedagógica de Formadores.
Como construir um CD/PenDrive Interactivo? É bastante simples. Basta usar o Bloco de notas e o PowerPoint. Precisa de saber criar Hiperligações e Acções no PowerPoint.


Siga as instruções:
Recolha todos os conteúdos para uma nova pasta.
Organize os conteúdos em pastas.
  • Criar ficheiro AUTORUN.INF
Abra o Bloco de notas e escreva a seguinte linha:
[AUTORUN]open=start.bat
Guarde com o nome de AUTORUN, na raiz da nova pasta.Altere a extensão do ficheiro de TXT para INF
  • Criar o ficheiro START.BAT
Abra o bloco de notas e escreva as seguintes linhas:
@echo off
start painelprincipal.pps
exit
exit
Altere se necessário, painelinicial.pps para o nome e extensão da sua apresentação inicial.
Guarde como START e altere a extensão do ficheiro de TXT para BAT.
  • Crie a apresentação em PowerPoint.
Crie agora as hiperligações e acções necessárias à navegação por todos os slides.
Configure a apresentação para funcionar como quiosque electrónico.
Guarde a apresentação como Exibição do PowerPoint (.PPS ou .PPSX)

Guarde os conteúdos num CD ou numa Pen Drive. Está pronto a usar.
Insira o CD ou PenDrive no computador e o seu CD deverá começar a funcionar automaticamente.
PPS é mais compatível. PPSX tem mais e melhores funcionalidades.


Por: Paulo Costa

  pcosta71@gmail.com

sábado, 17 de julho de 2010

Configurar Gmail no Outlook 2007

Olá.
Este post é dedicado aos formandos do curso de Correio electrónico e pesquisa Web, realizado no mês passado.
Se for necessário rever como é que se configura o Microsoft Outlook 2007 com uma conta do Gmail, usando o protocolo IMAP, basta (re)ver o video abaixo.




Obrigado a todos!








Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Como incrementar automaticamente o valor de uma celula em Microsoft Excel

Hoje trago uma questão que foi-me colocada na semana passada.
A questão é:
Há alguma função em Excel 97/2003 ou Excel 2007 que permita incrementar o valor de uma celula sempre que abra um determinado livro? Suponhamos que na celula C2 eu tenho o nº da nota de encomenda e quero que crie a sequência numerica dos Numeros Naturais (1,2,3, … ,n), sempre que abrir esse livro.
Cada vez que é aberto é guardado com um novo numero.
A resposta é não! Não existe nenhuma função em Excel que faça isso.
Agora isso é simples de resolver! Basta utilizar a macro abaixo, no livro onde se pretende que isso seja realizado.
Antes de avançar para a solução abaixo, não se esqueça de fazer a experiência numa Cópia do Livro onde deseja aplicar esta acção!
E já agora leia até ao final antes de começar a fazer o que quer que seja.
Ok. Vamos a isto.
1. Abra a cópia.
2. Clique em ALT+F11, para abrir o Editor de Visual Basic (VBE).
3. Expanda o VBAProject(seu livro)
4. Insira um novo módulo (Insert à Module)
5. Copie e Cole o seguinte código nesse Módulo:
Sub auto_open()
With Sheets("Folha1").Range("C2")
.Value = .Value + 1
End With
End Sub
6. Altere Folha1 para o nome da sua folha e C2 para as coordenadas da sua célula.
7. Feche o Editor de Visual Basic (não precisa guardar)
8. Guarde o livro.
Experimente!
Abra, Guarde e Reabra quantas vezes quiser. Veja o valor de celula C2.
Qualquer dúvida, não hesite em contactar.
Fico à espera do seu desafio.
Hasta la vista!



Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Excel - Mostar/Ocultar Várias Folhas com VBA

Trabalho com o Excel à mais de uma década. Mesmo assim continuo a descobrir novas situações.
Como esta que aconteceu no ultimo curso.
Em Excel 2007.

Podemos ocultar várias folhas de uma só vez!
Mas só podemos mostrar (desocultar :-s), uma de cada vez… :-)
“NOTE You can unhide only one worksheet at a time.”
Solução:
Utilize a seguinte macro para fazer exactamente o processo contrário:

Sub MostarTodasAsFolhasOcultas()
Dim folha As Worksheet
Application.ScreenUpdating = False
For Each folha In ActiveWorkbook.Worksheets
folha.Visible = xlSheetVisible
Next folha
Sheets(1).Select
Application.ScreenUpdating = True
End Sub
;-)
Qualquer questão não hesitem em comentar.
EXCEL..ente Fim de Semana!!


Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Excel – Formato numérico personalizado (Graus Centigrados)

A dúvida do Vítor era a seguinte:
Como é que posso formatar células em graus centígrados?

Após algumas tentativas e pesquisa acho que encontrei uma solução definitiva.

A 1ª tentativa foi criar um formato personalizado do género: 0 “º C”.
O problema era o traço por debaixo do exponencial em alguns tipos de letra. Em particular o Calibri que até é o tipo de letra predefinido no Excel 2007. Não é exactamente o símbolo de graus. Ainda disfarçava se mudássemos o tipo de letra para algo do tipo Arial, Arial Narrow entre outras. Mas isso implicava mudar também o tipo de letra, dos valores dessas células.
Solução:
Substituir o º por um símbolo ASCII (Alt+0176 = °)
Vamos ver como se pode fazer isso.
Passo a passo:

      1) Seleccione uma célula qualquer e digite um qualquer valor.

      2) Clique no separador Base, no grupo numero clique no pequeno botão para aceder à janela de formatar células.
3) No campo Categoria do separador Número clique em Personalizado.
4) Clique na caixa Tipo e digite: 0 “Alt+0176 C”
 5) Clique em OK.
Que tal criar formatos como: metros quadrados, centímetros cúbicos?Agora pode utilizar esse e outros formatos sempre que desejar.
Espero que seja útil.
Veja o video abaixo: Clique no video para iniciar.

Até à próxima!



Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Excel - Filtros Avançados

Tenho sido questionado sobre onde estão os Filtros Avançados no Excel 2007?...
Para já na versão 2007/2010 do Excel, encontramos no separador Dados, no grupo Ordenar e Filtrar, o botão Avançadas! (mudou de género :-))
A janela é exactamente igual ao que era.

Até à versão 2003, para filtrar uma lista de dados, por mais do que 2 itens por coluna (Campo) era necessário criar uma grelha de Critérios ou Intervalo de Critérios e seguir os respectivos passos. (Menu Dados--> Filtro--> Filtro Avançado...).
Hoje, com a versão Excel 2007/2010 os Filtros Automáticos já conseguem filtrar múltiplos critérios sem problema. Logo deixou de haver tanta necessidade de usar os Filtros Avançados.
Ainda continuam a ser necessários quando se deseja filtrar dados de 2 ou mais subconjuntos, com ou sem elementos comuns.
Infelizmente, continua a não ser possível copiar os resultados para outra folha!


Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

sábado, 7 de junho de 2008

Qual a Velocidade real a que navega?

Quantas vezes já notou que a navegação na Internet se torna muito lenta? Parece que se arrasta, sem motivo aparente.
Verifique a que velocidade é que navega. Não se admire se na maioria das vezes que testar, os valores forem inferiores aos contratados. As velocidades indicadas pelos provedores de internet, correspondem aos Valores Máximo possíveis.
Alem disso outros factores técnicos influenciam nas velocidades. (dia, hora, tráfego).Sempre que quiser pode utilizar o site da BELTRÓNICA (empresa Portuguesa), que lhe dará essa informação gratuitamente.


Clique na imagem abaixo.





Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Limpeza do Disco

Na utilização de qualquer computador com sistemas operativos Windows é normal que a máquina fique cada vez mais lenta com o uso. O sistema vai guardando uma serie de ficheiros que vão crescendo e deste modo a ocupar cada vez mais espaço em disco.
Há uma ferramenta do sistema que pode e deve ser utilizada com alguma regularidade e que vai permitir agilizar a performance do seu computador. A Limpeza do disco!
É simples. Siga as instruções:

Onde encontro esta Ferramenta?
Botão Iniciar-->Acessórios-->Ferramentas do Sistema-->Limpeza do disco



Seleccione o disco, caso tenha mais de um.




Aguarde pela analise. Pode demorar algum tempo.

Selecione aquilo que deseja eliminar. Em caso de duvida, deixe ficar o que está definido. Clique apenas em OK.

O processo inicia-se de imediato e não há nenhuma mensagem de conclusão no final.


Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

E se a sua Home Page fossem 3? Ou 4 ou mais?

Se precisar de abrir n páginas de uma vez, talvez seja útil saber como o pode fazer no Internet Explorer 7.0

Abra a página pretendida
Clique em Adicionar ou Alterar a Home Page







Repita o processo para cada página
Clique no botão Adicionar esta página Web aos separadores da Home Page
Confirme clicando no botão sim


Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

domingo, 30 de setembro de 2007

Conta Hotmail no Microsoft Outlook 2003/2007

Finalmente uma aplicação da Microsoft que permite receber o correio de contas Hotmail ou MSN no Microsoft Outlook 2003/2007.
Obrigatorio.


Microsoft Office Outlook Connector.


Todos os detalhes em Português no site (http://support.microsoft.com/kb/892455 ).

Instruções:


1- Faça o Download na Microsoft ou se tiver problemas… aqui.

2- Execute e instale a aplicação.

3- Na janela de configuração, digite o endereço do Hotmail (ou outro) e a respectiva senha. Dê um nome à pasta.

4- Aguarde. Será criada uma nova pasta no Outlook com o nome dado anteriormente.





Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

Drives Virtuais / Imagens ISO


Olá a todos,
Quantas vezes já pensou, como dava jeito ter mais umas drives de CD/DVD?
Quando temos uma imagem de CD/DVD e não queremos ainda gravar num CD/DVD, podemos utilizar um software completamente Freeware chamado Virtual CloneDrive.

Com este software não precisa estar a gravar em CD ou DVD. Pode simplesmente criar uma imagem e utilizar como um ficheiro vulgar. Alem disso poupa muito espaço em disco.
Este é um programa Obrigatório!



  • Suporta ISO, BIN e CCD.
  • Até 8 Drives ao mesmo tempo
  • Fácil de usar
  • Gratuito
Faça o Download aqui.


Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

4 Motivos para usar Google Docs


4 Motivos para usar Google Docs

  • Importe os seus Documentos, Folhas de Cálculo e Apresentações existentes ou crie do zero.
  • Edite os seus ficheiros em qualquer lugar. Você só precisa de um navegador – os seus ficheiros são armazenados de maneira segura.
  • Compartilhe as alterações em tempo real. Convide as pessoas para partilhar os seus Documentos, Folhas de Cálculo e Apresentações. Faça as alterações em simultâneo.
  • Por último... é GRÀTIS!
Consulte o Site Oficial

E veja o vídeo mais recente



Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com