Lista das funções do Excel (em PowerBI)

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Improviso na utilização dos recursos didácticos

No outro dia deparei-me com uma sala muito pequena, onde não era possível usar qualquer parede para fazer uma projecção. Sem qualquer quadro branco, de cerâmica ou magnético. Um quadro de papel ocuparia um espaço considerável.
A situação não estava fácil.
E a questão era:
Qual seria o(s) recurso(s) didáctico(s) a utilizar?

A única coisa que eu tinha era 10 computadores portáteis e um marcador preto (não permanente!).
1ª Solução encontrada.
Utilização do TeamViewer, em todas as maquinas. Da minha partilhar com todos a demonstração.
Algo tipo TV.
Muito passivo para o formando/aluno.
Serviu! Em alguns pequenos períodos de tempo.

2ª Solução encontrada.
Um marcador e ... uma parede de vidro!
No lado interior com uma superfície lisa e do lado oposto uma superfície fosca.
Veja o Resultado.

Depois foi só utilizar um pequeno pano húmido para apagar.
Conclusão: Use a imaginação!



Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Construção de um CD Interactivo e Multimédia com o PowerPoint 2010

Desta vez trago uma questão que tem sido muito colocada pelos meus alunos.Muito em particular nos Cursos de Formação Inicial Pedagógica de Formadores.
Como construir um CD/PenDrive Interactivo? É bastante simples. Basta usar o Bloco de notas e o PowerPoint. Precisa de saber criar Hiperligações e Acções no PowerPoint.


Siga as instruções:
Recolha todos os conteúdos para uma nova pasta.
Organize os conteúdos em pastas.
  • Criar ficheiro AUTORUN.INF
Abra o Bloco de notas e escreva a seguinte linha:
[AUTORUN]open=start.bat
Guarde com o nome de AUTORUN, na raiz da nova pasta.Altere a extensão do ficheiro de TXT para INF
  • Criar o ficheiro START.BAT
Abra o bloco de notas e escreva as seguintes linhas:
@echo off
start painelprincipal.pps
exit
exit
Altere se necessário, painelinicial.pps para o nome e extensão da sua apresentação inicial.
Guarde como START e altere a extensão do ficheiro de TXT para BAT.
  • Crie a apresentação em PowerPoint.
Crie agora as hiperligações e acções necessárias à navegação por todos os slides.
Configure a apresentação para funcionar como quiosque electrónico.
Guarde a apresentação como Exibição do PowerPoint (.PPS ou .PPSX)

Guarde os conteúdos num CD ou numa Pen Drive. Está pronto a usar.
Insira o CD ou PenDrive no computador e o seu CD deverá começar a funcionar automaticamente.
PPS é mais compatível. PPSX tem mais e melhores funcionalidades.


Por: Paulo Costa

  pcosta71@gmail.com

sábado, 17 de julho de 2010

Configurar Gmail no Outlook 2007

Olá.
Este post é dedicado aos formandos do curso de Correio electrónico e pesquisa Web, realizado no mês passado.
Se for necessário rever como é que se configura o Microsoft Outlook 2007 com uma conta do Gmail, usando o protocolo IMAP, basta (re)ver o video abaixo.




Obrigado a todos!








Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Como incrementar automaticamente o valor de uma celula em Microsoft Excel

Hoje trago uma questão que foi-me colocada na semana passada.
A questão é:
Há alguma função em Excel 97/2003 ou Excel 2007 que permita incrementar o valor de uma celula sempre que abra um determinado livro? Suponhamos que na celula C2 eu tenho o nº da nota de encomenda e quero que crie a sequência numerica dos Numeros Naturais (1,2,3, … ,n), sempre que abrir esse livro.
Cada vez que é aberto é guardado com um novo numero.
A resposta é não! Não existe nenhuma função em Excel que faça isso.
Agora isso é simples de resolver! Basta utilizar a macro abaixo, no livro onde se pretende que isso seja realizado.
Antes de avançar para a solução abaixo, não se esqueça de fazer a experiência numa Cópia do Livro onde deseja aplicar esta acção!
E já agora leia até ao final antes de começar a fazer o que quer que seja.
Ok. Vamos a isto.
1. Abra a cópia.
2. Clique em ALT+F11, para abrir o Editor de Visual Basic (VBE).
3. Expanda o VBAProject(seu livro)
4. Insira um novo módulo (Insert à Module)
5. Copie e Cole o seguinte código nesse Módulo:
Sub auto_open()
With Sheets("Folha1").Range("C2")
.Value = .Value + 1
End With
End Sub
6. Altere Folha1 para o nome da sua folha e C2 para as coordenadas da sua célula.
7. Feche o Editor de Visual Basic (não precisa guardar)
8. Guarde o livro.
Experimente!
Abra, Guarde e Reabra quantas vezes quiser. Veja o valor de celula C2.
Qualquer dúvida, não hesite em contactar.
Fico à espera do seu desafio.
Hasta la vista!



Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Excel - Mostar/Ocultar Várias Folhas com VBA

Trabalho com o Excel à mais de uma década. Mesmo assim continuo a descobrir novas situações.
Como esta que aconteceu no ultimo curso.
Em Excel 2007.

Podemos ocultar várias folhas de uma só vez!
Mas só podemos mostrar (desocultar :-s), uma de cada vez… :-)
“NOTE You can unhide only one worksheet at a time.”
Solução:
Utilize a seguinte macro para fazer exactamente o processo contrário:

Sub MostarTodasAsFolhasOcultas()
Dim folha As Worksheet
Application.ScreenUpdating = False
For Each folha In ActiveWorkbook.Worksheets
folha.Visible = xlSheetVisible
Next folha
Sheets(1).Select
Application.ScreenUpdating = True
End Sub
;-)
Qualquer questão não hesitem em comentar.
EXCEL..ente Fim de Semana!!


Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Excel – Formato numérico personalizado (Graus Centigrados)

A dúvida do Vítor era a seguinte:
Como é que posso formatar células em graus centígrados?

Após algumas tentativas e pesquisa acho que encontrei uma solução definitiva.

A 1ª tentativa foi criar um formato personalizado do género: 0 “º C”.
O problema era o traço por debaixo do exponencial em alguns tipos de letra. Em particular o Calibri que até é o tipo de letra predefinido no Excel 2007. Não é exactamente o símbolo de graus. Ainda disfarçava se mudássemos o tipo de letra para algo do tipo Arial, Arial Narrow entre outras. Mas isso implicava mudar também o tipo de letra, dos valores dessas células.
Solução:
Substituir o º por um símbolo ASCII (Alt+0176 = °)
Vamos ver como se pode fazer isso.
Passo a passo:

      1) Seleccione uma célula qualquer e digite um qualquer valor.

      2) Clique no separador Base, no grupo numero clique no pequeno botão para aceder à janela de formatar células.
3) No campo Categoria do separador Número clique em Personalizado.
4) Clique na caixa Tipo e digite: 0 “Alt+0176 C”
 5) Clique em OK.
Que tal criar formatos como: metros quadrados, centímetros cúbicos?Agora pode utilizar esse e outros formatos sempre que desejar.
Espero que seja útil.
Veja o video abaixo: Clique no video para iniciar.

Até à próxima!



Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com