Lista das funções do Excel (em PowerBI)

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Calcular Número da Semana

Agora que se aproxima o final do ano, chega a hora de preparar 2017!
Uma questão que me tem sido colocada nos últimos tempos é como se calcula o numero da semana do ano? Alguns calendários e agendas não coincidem nos números da semana.
Quando é que começa a primeira semana do ano? Aquela que contem o dia 1 de janeiro? Ou aquela que tem mais dias do novo ano? Já agora, e qual é o primeiro dia da semana, no seu país? Domingo ou segunda-feira? J
Verifique as definições regionais do seu PC. Em Portugal são estas:





Claro que calcular o numero da semana, em EXCEL é simples. Poderá usar uma formula matemática, mas existem duas funções para isso. O problema é escolher o sistema mais adequado.
Em Excel, a função mais conhecida é NÚMSEMANA (WEEKNUM). Eis a sua sintaxe:
=NÚMSEMANA (núm_série,[tipo_devolvido])



Esta função, por definição, considera que a primeira semana do ano é aquela que contem o dia 1 de janeiro. No tipo pode definir qual o primeiro dia da semana. O mais usual até é deixar vazio (omisso). No entanto aquele que se devia usar era o valor 21. Este corresponde à norma ISO 8601, em que a primeira semana é aquela que contem a primeira quinta-feira do ano. Ou seja, aquela semana que contem mais dias do novo ano.
Tipo_devolvido
semana começa
1 ou omisso
Domingo
2
Segunda-feira
11
Segunda-feira
12
Terça-feira
13
Quarta-feira
14
Quinta-feira
15
Sexta-feira
16
Sábado
17
Domingo
21
Segunda-feira

Desde o MS Excel 2013 está disponível uma nova função NUMSEMANA (ISOWEEKNUM ) que calcula o numero da semana diretamente usando a norma ISO 8601. Nesta função o primeiro dia da semana é sempre segunda-feira. A sua sintaxe é a seguinte:
=NUMSEMANAISO(data)

Faça o download do livro de exemplo aqui. Altere o ano e o dia. Experimente o dia 3 de janeiro de 2016. Podemos ter uma diferença até 2 semanas, nos diferentes sistemas.


Por: Paulo Costa

       pcosta71@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.